terça-feira, 3 de agosto de 2010

Importância do Primeiro Emprego

Há quem afirme que o primeiro emprego é muito importante porque se torna na base dos contactos da vida profissional que começa. Esta óptica tem toda a lógica visto que se alguém começar por trabalhar numa determinada área, os seus contactos, até mesmo para uma mudança de emprego no futuro, vão-se basear nessa experiência e, por consequência, mais fácilmente se consegue um outro cargo dentro da mesma área. Mas calma! Não é nada de obrigatório, pode é ser uma questão de facilidade.



Por outro lado há quem sugira que o primeiro emprego é simplesmente um primeiro emprego, um começo e como tal não terá um ponderação demasiado marcada nas escolhas futuras. Este ponto de vista ganha relevância especial no contexto econômico que vivemos, pois é cada vez mais difícil encontrar um emprego e principalmente um emprego “para a vida”. Além disso, hoje em dia,ceteris paribus, as pessoas têm mais formação o que permite uma maior adaptabilidade a novas situações, a novos cargos e as empresas têm uma política de empregabilidade mais volátil, isto é, rodam cada vez mais os colaboradores.



Dicas...







O primeiro emprego, diante da nossa carreira, tem a mesma importância que a primeira professora, diante da nossa vida escolar. Em ambos os casos, a experiência fica marcada para sempre na memória. Por isso, o ideal é que seja algo bastante positivo, que possa proporcionar uma entrada com o pé direito no mercado de trabalho. Mas como e por onde começar?

Estágio: opção mais seguraPara quem está na faculdade e, portanto, já tem em mente o caminho que será percorrido em sua carreira, o estágio é sempre uma opção interessante. Por meio dele você tem a chance de realizar tarefas relacionadas à área escolhida, com o propósito principal de aprender mais e mais.

Porém, é preciso cuidado. Existem várias vagas de estágio por aí e você deverá ter cuidado ao fazer sua escolha. Como esta será sua primeira experiência profissional, é fundamental que você verifique alguns aspectos importantes antes de enviar o seu currículo.

Talvez você não saiba, mas para algumas empresas o estágio ainda é visto como uma boa alternativa de contratação barata, já que não envolve qualquer benefício, férias, hora extra ou 13º salário, por exemplo. Mas não desanime! Claro que existe, como em tudo na vida, o lado bom: e é justamente isto que você deve buscar.

Busque segurança
Pensando nisso, garanta a sua segurança. Procure empresas que possuam uma estrutura sólida e comprometimento em relação aos seus objetivos e, principalmente, ao tratamento dado aos seus funcionários.

Sejam de micro, pequeno, médio ou grande porte, nestas empresas o estágio é visto como excelente oportunidade de troca de experiências: o estudante adquire vivência e a empresa conquista inovação, além da possibilidade de formar e capacitar futuros executivos. Tudo depende, claro, do seu desempenho e da estrutura financeira do seu local de trabalho.

Encontrar a vaga certa para o primeiro emprego é um desafio para a maioria dos recém-formados - mas quando eles encontram, começa um desafio ainda mais árduo: conquistá-la para si.

Para evitar alguns erros comuns que muitas vezes afastam os jovens da sua primeira oportunidade, Flávia Furlan Nunes escreveu um artigo no InfoMoney apresentando 5 erros comuns dos recém-formados em busca do primeiro emprego. São eles:

Procuram apenas na internetA internet abre muitos caminhos, pois indica as vagas disponíveis. Além disso, os estudantes têm bastante familiaridade com ela. Mas se limitar a esta ferramenta de busca pode fazer com que as chances de encontrar a vaga que deseja diminuam.

Sempre peça ajuda para quem você conhece, até mesmo colegas da faculdade ou parentes. Não tenha vergonha de dizer que está à procura, pois isso somente fará com que as pessoas queiram lhe ajudar. Deixe a situação clara a seus pais; eles podem conhecer alguém influente na área em que você pretende atuar.

Mandam currículos sem direcionamento
Não mande seus currículos para endereços gerais. Deixe claro que pessoa ou empresa deseja atingir. É verdade que diversas vagas somente exigem o envio e não se identificam, mas não há explicação para frases como "Prezado (a) Senhor (a)" no início.

Não mande e-mail com os endereços à mostra, para que todos vejam para quem está enviando seus currículos. Prefira mandar um de cada vez, ou a empresa poderá pensar que você está louco atrás de uma vaga e que poderia até mentir por isso.

Vestem-se errado para a entrevistaMuitos recém-graduados vestem roupas casuais para a entrevista, que é o primeiro contato com a empresa, o que está errado. Este tipo de atitude pode lhe tirar da corrida pela vaga sem você ter, ao menos, falado alguma coisa.

Nunca pense em ir de chinelos ou colocar um top na hora da entrevista. A melhor estratégia é se vestir com elegância, mesmo que a empresa seja informal.

Saiba ouvir na entrevistaNão fique falando sobre você sem parar durante a entrevista. Pare e ouça em alguns momentos. Use o primeiro contato para coletar informações sobre a empresa e de como será a rotina da pessoa escolhida na seleção.

Pergunte sobre possibilidades de crescimento e deixará uma boa impressão. Falar sem parar somente mostrará que você quer aparecer, sem ter tanto conteúdo, já que não tem experiência. Sempre peça licença para fazer perguntas e comentários.

Não agradecem pelas oportunidadesNão é indicado somente deixar a entrevista e dizer "tchau". Mande uma carta ou um recado agradecendo a oportunidade. O mais indicado seria mandar um e-mail com o conteúdo, mas cuidado para não ser mal interpretado. Mostre que você ainda está interessa
do por alguma vaga.






Como Conquistar o Primeiro Emprego






Fontes: http://www.boasnovas.tv/programas/antenados/index.php?option=com_content&task=view&id=31&Itemid=26

http://japensaste.host56.com/?p=137



Nenhum comentário:

Postar um comentário