terça-feira, 27 de julho de 2010

Cursos saturados

Tradicionais, mas saturados


Eles são sempre os mais procurados pelos vestibulandos. Medicina, direito e odontologia causam suspiros em muitos candidatos. Atraídos muitas vezes pela idéia de que essas tradicionais carreiras dão dinheiro, muitos estudantes passam anos em cursinhos preparatórios na esperança de alcançar a sonhada vaga numa faculdade ou universidade. É quando vocação e perspectiva salarial se confundem. Depois de concluírem o curso, acabam se deparando com um mercado saturado e com poucas chances de inserção. 





Especialistas de diversos ramos deixam claro, no entanto, que profissionais competentes sempre encontram seu lugar no mercado de trabalho. Porém, isso não é garantia de moleza. Há gente demais em busca de poucas vagas e a situação fica mais acirrada a cada ano com a chegada dos egressos formados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) espalhadas por todo o país. Na maioria dos casos as vagas de trabalho existem, mas estão longe do centro das cidades e com remunerações abaixo do esperado. 



A odontologia é um caso típico de como determinadas áreas do mercado se encontram saturadas, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um profissional para cada 1.500 habitantes, somente no Plano Piloto existem seis vezes mais: um dentista para cada 236 moradores.


Situação parecida vive a carreira de direito. Procurado principalmente pelo fato de realizar inúmeros concursos públicos que exigem disciplinas referentes da área, o curso é um dos mais visados pelos estudantes.







Área aparentemente saturada requer investimento na carreira


Apesar de algumas pessoas reclamarem que a sua área de atuação já está “saturada” existe espaço para todos os profissionais. As pessoas costumam apontar o jornalismo, psicologia, ondontologia e marketing como campos que possuem “uma certa saturação”, mas tudo depende do quanto você investe na carreira.

Dicas para quem quer se destacar, o que vale para qualquer área. O profissional deve estar sempre atualizado, buscando quais são as novas possibilidades dentro da sua carreira e qual é a demanda do mercado. No caso de psicologia, por exemplo, além de clínicas e consultórios existe a psicologia de esporte, do trânsito e outras possibilidades nas quais a pessoa pode se especializar com cursos, não necessariamente na sua área. Desta forma o trabalhador se torna um pouco mais generalista e pode atuar de forma mais consistente, fazendo a diferença. Pode ser uma especialização em gestão empresarial ou em tecnologia da informação que são profissões paralelas a sua, mas que podem fortalecer a formação



As profissões tradicionais ainda são as mais procuradas pelos jovens. Na Fuvest de 2010, vestibular que seleciona alunos para estudar na Universidade de São Paulo (USP), as áreas que mais tiveram candidatos foram Medicina, com 11.574 inscritos, Engenharia, 10.475, Direito, 10.294 e Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuária, 6677. Além destes mercados precisarem de muitos trabalhadores, criando possibilidades para todos, as novas especializações vão surgindo e criando oportunidades.

Importância da Atualização Profissinal



Nenhum comentário:

Postar um comentário