terça-feira, 20 de julho de 2010

Vagas de emprego sobrando



Sobram vagas em 67% das empresas, mostra pesquisa


Mesmo com 8 milhões de desempregados no Brasil, a escassez de mão de obra especializada virou um tormento no dia a dia das grandes empresas. Depois de atingir a construção civil e a indústria naval, agora a falta de profissionais se espalha por setores como o automobilístico, o ferroviário, o moveleiro, a siderurgia e a metalurgia, o de transportes e serviços, aponta levantamento feito pela Fundação Dom Cabral com as 76 maiores companhias do País.




O trabalho mostra que 67% das empresas pesquisadas têm enfrentado dificuldade na contratação de funcionários, apesar dos 8 milhões de desempregados no Brasil. "Somos o país das disparidades: há dinheiro para investir, mas a mão de obra especializada está cada vez mais escassa", observa o professor Paulo Resende, responsável pelo levantamento.
Em sua avaliação, essa questão pode se transformar num gargalo perigoso - a exemplo das carências da infraestrutura - para o crescimento sustentável do País, acima de 5% ao ano na próxima década. Ele conta que encontrou casos de companhias que estão importando mão de obra de outras nações da América Latina. "No setor de petróleo, trazem profissionais da Venezuela. No Agronegócio, de Argentina, Uruguai e Paraguai." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sobra emprego por falta de qualificação





Mesmo com altos índices de desemprego, o Brasil ostenta um dado impressionante: sobram vagas de trabalho. Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), cerca de 60% das vagas disponíveis não são preenchidas devido à falta de qualificação e preparo dos candidatos.
Das 27 mil vagas oferecidas em julho nos 205 postos de atendimento ao trabalhador, apenas 41% foram preenchidas. No mês de junho, a discrepância não foi diferente: das 30 mil oportunidades, só 45% foram ocupadas. Enquanto isto, 17,5% da população economicamente ativa não tem trabalho formal.
A empresa Logistech, uma das maiores contratantes do Centro de Solidariedade ao Trabalhador, afirma encontrar dificuldades quando o perfil da vaga exige maior qualificação, como para encarregados e gerentes. "Enfrentamos esse problema sempre que precisamos de profissionais com mais experiência ou habilidade", declara o gerente de gestão de pessoas, Carlos Pivato.
Sobram vagas em todas as regiões do país

Sobram vagas e oportunidades de emprego em várias regiões do Brasil, principalmente para quem tem boa formação. 

No Nordeste, sobra vagas pra quem sabe fabricar móveis, ou quer trabalhar em confecções, como operador de telemarketing ou agente de turismo.E os empregadores chegam a pagar os cursos de qualificação.

O tipo de emprego varia de uma região para outra. Mas estão sobrando vagas em todo o país. No Sudeste, por exemplo, o setor da construção civil é o que mais precisa de trabalhadores: de engenheiros a mestres de obra.

Nessa região do país, quem sabe projetar embalagens, está sendo caçado pelo mercado. Engenheiros, projetistas e desenhistas do setor automotivo também. Faltam ainda profissionais especializados para os setores de alimentação, siderurgia e metalurgia.


As melhores oportunidades estão na região Centro-Oeste. O crescimento na área de agronegócios e serviços é enorme. E os salários são mais altos para atrair quem mora no Sul e no Sudeste. Precisa-se de médicos a vendedores de máquinas e equipamentos agrícolas, além de técnicos de manutenção.

Na região Norte, as vagas são para engenheiros ambientais. Mas se você entende de gado, milho e soja também pode encontrar um bom emprego no campo ou em frigoríficos.

O Sul é a região mais equilibrada em oferta e procura. Mas a demanda por pessoas que entendem de logística e transporte é grande. Também há vagas para engenheiros e técnicos que trabalhem com a produção de equipamentos e máquinas pesadas.

Emprego: Sobram vagas, faltam profissionais qualificados




Fontes:


http://aprendiz.uol.com.br/content/creprewevi.mmp


http://www.gterra.com.br/geral/emprego-pesquisa-aponta-que-sobram-vagas-em-todas-as-regioes-do-pais-30271.html


http://portalexame.abril.com.br/carreira/noticias/sobram-vagas-67-empresas-mostra-pesquisa-562518.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário