terça-feira, 13 de julho de 2010

DIVERSIDADE DE CURSOS + DIVERSIDADE DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO.

A diversidade e a qualidade

A dúvida de qual profissão escolher é um fantasma que assombra a vida de todos os jovens. A indecisão é: Seguir o que meus pais querem? Emprego com bom salário? Ou fazer o que gosto?

Nem sempre seguir o que seus pais querem é o mais aconselhável, pois, a decisão parte de você e não de seus pais.

Buscar uma profissão que só traga remuneração vantajosa nem sempre é um dos melhores caminhos, pois você irá conviver sua vida inteira com essa decisão. Então, é importante que você opte por um caminho que lhe proporcione prazer e que lhe traga, ao mesmo tempo, uma boa remuneração visto que, cada dia, estamos mais dependentes do dinheiro.

Nesse sentido, vale destacar que, apesar da grande oferta, disponibilidade de cursos superiores, muitos jovens preferem os tradicionais, por pensarem apenas na parte financeira.

Cursos tradicionais são aqueles que possuem maior destaque na sociedade: existem há muitos anos e, mesmo assim, são muito requisitados.

Na qual iremos falar um pouco sobre as três profissões mais procuradas no mercado:

Medicina

Com a grande demanda de profissionais formados nessa área, seria natural que ocorresse a saturação do mercado; porém, isso não ocorre, pois a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentado e com uma velhice mais longa, a população necessita de mais profissionais para ser atendida.

A expansão do mercado e os bons salários nos últimos anos foram suficientes para motivar uma corrida pela profissão. E, em trinta anos, o número de faculdades que oferecem cursos de medicina passou de 77 para 178.

Ela largou tudo pela medicina.

A mineira Raquel Hatem, de 29 anos, estudou biologia antes de descobrir que havia escolhido o curso errado. A necessidade de lidar com gente a fez mudar para enfermagem. Hoje, chefia 85 pessoas que atendem 150 pacientes por dia no serviço de diálise do Hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte. Também demorou para escolher sua área de atuação. No começo da carreira, dividiu-se entre um hospital e uma clínica nefrológica. Optou pelos pacientes com problemas renais quando percebeu que poderia acompanhar a evolução por mais tempo. Fonte:Conselhos federais profissionais - ABO

Engenharia

A engenharia é de certa forma, ligada à economia nacional, ou seja, quando a economia cresce, a engenharia também cresce. Um passo importante para a engenharia foi a implantação do plano real, pois com esse plano, a economia se fez de forma consistente. O crescimento foi grande o suficiente para levar a engenharia à segunda posição entre as profissões mais procuradas do Brasil. Nos últimos cinco anos, dobrou o número de engenheiros que se formam anualmente. As 1 200 faculdades que oferecem formação na área receberam, no ano passado, 300 000 novos alunos e graduaram 30 000 profissionais.

Por esses motivos, os engenheiros estão entre os profissionais mais bem pagos e do país. Quem chega a cargos de chefia pode contar com remunerações que variam de 15 000 a 30 000 reais.

Um caminho difícil até o sucesso

O baiano Daniel Villar, de 36 anos, começou sua carreira construindo estradas na Floresta Amazônica, na fronteira entre a Colômbia e o Equador. "A cada 28 dias isolado na selva, eu descansava sete na cidade", diz. Passou dois anos assim. Depois, morou outros oito anos no Peru. Um mestrado em finanças foi passaporte para seu cargo atual. Hoje, ele comanda as operações da Odebrecht na Líbia. "Não teria chegado aqui nem ganharia meu salário atual se tivesse optado pelo conforto dos grandes centros." O cargo alto não é a única vantagem de seu novo emprego. A Odebrecht paga um adicional de 50% a quem trabalha em locais remotos.

Fonte: Mercado de Trabalho para Engenheiro Tecnológico no Brasil, Confea/CNI/SESI/SENAI



Direito

O prestígio do curso continua alto: seus vestibulares recebem 550 000 inscrições por ano, o que o torna o terceiro mais procurado pelos brasileiros. Das 120 000 vagas disputadas em 2008, uma parte expressiva foi reservada para quem cursou Direito.


A alta remuneração na área de advocacia, como a de advogados de grandes empresas privadas que alcança 40 000 reais mensais, e a de setor público, como o de um juiz que pode chegar a 25 700 reais, provocando assim uma corrida às faculdades de direito. O número de bacharéis em Direito formados por ano dobrou desde 1997. Infelizmente, a maioria dos cursos universitários surgidos por causa da demanda oferece ensino de péssima qualidade. Os alunos que se formam nessas faculdades nem sequer conseguem ser aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), exigido para quem vai exercer a profissão. Para se ter ideia da situação, só um quarto dos candidatos é aprovado a cada prova.


Era para ele ser engenheiro

Para satisfazer a família, o paulistano Alexandre Bertoldi estudou Engenharia Química por três anos. No meio do curso, descobriu que gostava mesmo era de Direito. Com facilidade para matemática, dedicou-se a estudar principalmente direito empresarial e financeiro. Começou como estagiário no escritório Pinheiro Neto, o maior e um dos mais respeitados do país. Especializou-se em fusões e aquisições. Aos 33 anos, fez um MBA na Universidade de Glasgow, na Escócia. Fluente em inglês, Bertoldi, hoje com 47 anos, domina também o italiano e o alemão. O currículo o ajudou a conquistar clientes como o banco Goldman Sachs e a ser escolhido pelos demais sócios do Pinheiro Neto para dirigir o escritório. Fonte: OAB e Ministério da Educação e do Trabalho
As profissões mais bem pagas



•Quadro: O ranking dos salários



Fonte: Estudo da FGV (valores de 2007)


Instituições



Dentro do conceito Instituição há uma classificação da mesma:



•Escola

•Infantário

•Colégio

•Universidade

•Faculdade

•Cursinho


Dentro desses padrões, as Universidades e as Faculdades são de nosso interesse, portanto, falaremos sobre isso logo abaixo:

O elemento chave para sua formação são as instituições, pois após você escolher o curso que você irá ingressar cabe a ela a qual você escolheu te qualificar.

Há alguns mecanismos educacionais como o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), uma espécie de medidor dos conhecimentos de alunos ingressantes e concluintes de cursos de graduação. Com ele podemos ficar informados em relação as instituições que apresentam o maior desempenho.

Para uma instituição apresentar um bom desempenho, a secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, explica:





A instituição precisa ter professores qualificados, um bom projeto pedagógico, material didático de qualidade. “As pessoas têm de valorizar o aspecto de fundo da educação, que é o da formação dos alunos, do desenvolvimento deles como cidadãos”.





Como a diversidade de instituições é vasta, são esses os valores que fazem a diferença.





Abaixo segue o ranking das melhores e mais conceituadas universidades brasileiras:





1.UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

2.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

3.UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

4.UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

5.UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

6.UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

7.UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

8.PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

9.UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

10.UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Fonte: http://jovenseempreendedores.blogspot.com/2010/07/diversidade-de-cursos-e-instituicoes-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário